Páginas

O Sapinho vai ao cinena

Aos 3 anos e 4 meses o tio Papucha decide levar o Sapinho ao cinema. Uma sessão de manhã de Madagascar mas com direito a pipocas e gomas em forma de chuchas!!!!

O Mickey foi também, mas ele portou-se muito bem! Quando sairam ligaram-me e ele soube contar o que viu e o que comeu..

"O mano não veio porque ainda é muito pequeno! Mas olha avó, eu vi pinguins, polvos que eram os maus e outros bichos. O pequenino é que os salvou!!!!...
Também comi pipocas e gomas de morango que pareciam chupetas mas eu destruí todas porque as comi!"

Mamã

Aos 9 meses o Formiguinha diz também "Mamã", mas só quando lhe apetece...

Dia 28/11 foi pela 1ª vez passar o dia com a ama e parece que não se deu nada mal...

Quando tem fome diz "d´...dá...dá...", levanta-se agarrado às coisas com grande facilidade, acho que não falta muito para andar!!!!...


Gatinhar

Aos 8 1/2 meses, finalmente o Formiguinha já gatinha como deve de ser e põe-se em pé agarrado às coisas, chegou a altura de começar a testar limites e ver até onde os pais o deixam ir.... Até começou a comer melhor e tudo!!!!....

Já conto até 20...

Com 3 anos e 2 meses o Sapinho diz-me ao telefone:
- Avó, já sei contar até 20! Agora não posso contar porque estou no carro. Onde mesmo é que nós vamos mãe?
- Vamos comprar carninha para o mano!
- Só para o mano não, vamos comprar chicha para todos! Tu também queres chicha para ti avó? Se quiseres nós depois levamos aí!....
- Olha Avó, o mano já sabe dizer "pápa"... diz pápa mano... ele agora não quer, amanhã ele diz, está bem?

O "pato"

Sapinho: Mãe "quelo" um "pato".
Pai: Não é pato é prato.
Sapinho: Mas eu só sei dizer "pato".
Pai:Fala como deve ser ou então não comes sobremesa.
Sapinho: Ó mãe dá-me uma taça....

Quem é o doce da Avó?

Como quase todos os domingos, a Pulga, o marido, o Sapinho e o Formiguinha vieram-me ver.

Soube mesmo bem, o Formiguinha cresce de dia para dia e o Sapinho fala cada vez melhor!

À saída, fui até à porta despedir-me e quando o Sapinho me deu um beijo, pedi um "miminho" e perguntei-lhe "Quem é o doce da Avó?" e ele respondeu logo "Eu! Eu e o mano, claro!"

O Sapinho vai para o hoquei...

O Sapinho vai para o hoquei em patins e o primeiro dia até corre bastante bem. Ele e os outros meninos, andam, com os patins, em cima de uma passadeira, e enfiam bolas de tenis dentro de um cesto.

No 2º dia foi um bocadinho pior, ele só quis ficar na bancada, a subir e a descer, para "ver os outros meninos"...

A partir daí passou a correr bem. "Já não ando na passadeira, ando sem nada, só agarrado ao muro. Tens que ir ver, Avó!"

E o mano???...

Vieram cá a casa e depois de dar uma volta pela sala, o Sapinho pergunta:
- Avó, porque é que não tens nenhuma foto do Mano e tens muitas minhas?
Eu mostrei-lhe que na moldura digital até tinha algumas mas ele diz com ar de reprimenda:
- Tens que ter umas do mano, como estas (apontando para as molduras)...
Entretanto o avô, quando chegou de Israel trazia um carrinho para ele e disse à Pulga que não havia nada de jeito  para o Formiguinha e como eie não ainda entende, não tinha trazido nada. Pois o Sapinho diz logo:
- Não pode ser avô, tens que trazer um prenda tanbém para o mano, não é só para mim!!!...

O Sapinho morde o cão, parte dois....

O bicho (Sapinho) mordeu o rabo do cão -.- e depois o cão pumbas, para se defender mordeu-lhe o lábio... 
Tem um cortezinho mas nada de mais. O que preocupa a mãe é achar que ainda não vai ser desta que ele vai aprender..!!!

Conversa do Sapinho com a mãe....

(Mãe) - Sapinho, olha só o mano já gatinha!
(Sapinho) - O meu mano não é nenhum gato!....
(Mãe) - -.-

O Formiga quase gatinha

Aos 6 1/2 meses o Formiga já gatinha muito bem, só que é para trás.... para a frente arrasta a barriga no chão, o que é um pouco mais complicado!!!!... Mas aos 7 meses já se põe em pé agarrado às coisas e vai testando os limites até onde os pais o deixam ir tentando mexer em tudo quanto está em cima dos armários....

O 1º dia na escolinha nova


alt

Hoje foi o dia em que o Sapinho e o Formiguinha foram para a escolinha.

Como o infantário do Sapinho só dava até aos 3 anos, ele tinha que mudar de qualquer forma, como tal foram os dois para um infantário novo que é comparticipado pelo Estado logo, mais barato que o anterior, onde ficam os dois e para onde foram também uns amiguinhos do Sapinho.

No 1º dia só estiveram de manhã, do 2º ao 4º dias foram o dia inteiro e depois, aproveitando que a Pulga fazia anos no domingo, foram de 6ª a 2ª feira até ao Algarve, quando vierem já entram no ritmo normal da escolinha nova!!!....

Acho que a Pulga, como é normal com qualquer mãe, sofre muito mais que eles que gostaram e se adaptaram bastante bem logo desde o 1º dia!

Os primeiros dentes



A Pulga publicou hoje no Facebook, juntamente com uma fotografia linda do Formiguinha:
"Um dentinho a nascer?! ...pfff.. Isso é para meninos, eu cá são logo 2 de uma vez!!!" aos 6 meses e 12 dias, depois de ter andado algum tempo a roer tudo aquilo a que deitava a mão apareceram os primeiros dentitos...

Os 3 anos do Sapinho



Como o tempo passa a correr, já tem 3 aninhos o meu Sapinho!!!....

Foi um dia especial com um bolo de chocolate com recheio de brigadeiro oferecido por mim e com um dinossauro escolhido por ele!

Já se sabe comportar na altura de apagar as velas e estava feliz, ele e o "mano" com roupa parecida, com piratas nas camisolas....


"Nos meus anos não quero roupa, quero binquedos!" foi o que ele me disse uns dias antes e eu acrescentei "didáticos" como tal, com autorização dos pais, comprei na Fnac uma mala com boiões de plasticina de várias cores!!!...

Os 6 meses do Formiguinha

Faz hoje 6 meses, está enorme, sempre bem disposto e muito palrador.

Passou a fase inicial das cólicas, que faziam com que chorasse bastante agora é um bebé super simpático que acorda sempre com um sorriso na cara, ao contrário do Sapinho cuja 1ª palavra foi "não" e continua a ser e só ao fim dum bocado começa a falar com um ar simpático!

Começou a comer papas, juntamente com o leite da Pulga, mas a coisa não correu muito bem, ele não gostou, mas quando provou as sopas já a música foi diferente, isso sim, ele gosta!
 
 


um elogiu!?!

Sapinho: "Mãe, gosto de ti"
Pulga: "Sim filho? A mãe também gosta muito de ti"
Sapinho: "Sim, e gosto de cavalos também, graaandes"
...hmmmm..devo interpretar isto como um elogiu?!

Estou muito doente....

Hoje, no final da manhã, vieram visitar-me os quatro.

O Sapinho vinha com a cara tapada para fazer de conta que não estava, enquanto que o Formiga chorava que nem um perdido com cólicas.

O Sapinho ainda está traumatizado por a médica ter, sem pré aviso, no inicio, puxado a pele da pilinha para traz, se bem agora já não se queixa quando está distraído. Já deve estar quase bom mas não serve de desculpa.

Aliás esteve sempre bem disposto. Perguntei-lhe que tal vai escola e ele respondeu que vai muito bem os outros meninos é que não, portam-se muito mal. Quando lhe perguntei porque é que eles se portam mal, ele respondeu...."...então, eu digo as coisas e eles fazem exatamente o contrário porque dizem que não percebem o  que eu digo!?!?!?!?...."

Eles estavam de saída e eu ia almoçar e, como sempre, ele ajudava a empurrar a cadeira. A meio do caminho parou, pôs as costas da mão na testa e disse..... "... estou cheio de febre, estou muito doente...." A Pulga garante que ele nunca tinha dito isso e eles, à frente dele, também não, só pode ser conversa lá da escola.

A Formiga chegou!!!!....

Com 38 semanas e dois dias, lá veio a Formiga todo despachado.
A médica tinha marcado esse dia, às 8:30h da manhã, para fazer a cesariana, porque os ossos dela são demasiado estreitos e não dilatam!
Mesmo que não tivesse ele nascia na mesma porque desde as 2h que estava a perder água.
Então o Formiga nasceu no dia 17 de Fevereiro de 2014 às 9:35h, com 3,610kg, mais 500 e tal gramas que o Sapinho e com 50cm, ou seja mais 2cm que o mano.
Vinha cheio de fome, agarrou logo no peito e comeu com a sofreguidão de que não existe amanhã durante quase uma hora!
Ao fim de cerca de 2h no recobro foi para o quarto 311 de onde vê a minha residencial.
É, segundo os pais, mais escuro que o Sapinho. Para mim não consigo ver essas cosas mas como eles ficam felizes, que seja mais escuro então.
Não herdou, os olhos com as pestanas enormes, como o Sapinho e tem, como o Papucha, cabelo desde as sobranhacelhas até ao fundo das costas

O Sapinho fica com o avô



O Sapinho vai ficar com o avô enquanto os pais estiveram com o Formiga na maternidade.
No primeiro dia (17/02) foram jantar a casa da Tia Graça com o Gonçalo e a Beatriz.

 Ficou todo contente quando o avô o foi buscar à creche e foi o toda a viagem a brincar com o Mickey. 

Fizeram uma paragem no super-mercado e aí foi complicado porque ele corre por tudo quanto é corredor e é difícil mantê-lo junto de nós. Ainda por cima o avô estava numa fase de cura da hérnia discal que "estragou" na 6ª feira.

Quando passou num corredor onde estavam gelatinas, pegou numa e disse "Eu gosto disto...." mas não pediu nem fez fita, de qualquer forma, o avô comprou para ele comer à sobremesa!

Vem aí companhia

A mãe está grávida mas não sabe se é menino ou menina.
Estão muito animados e se for uma menina já tem nome, para rapaz ainda não há.
O Sapinho fica muito animado com a ideia de uma mana quando foram há 2ª ecografia e descobrem que é um rapaz o Sapinho fica todo zangado e continua a insistir na mana. Seria indiferente não fosse o facto dele começar a bater em todos os amiguinhos da escola e voltasse a fazer xixi pelas pernas abaixo.

A mãe mandava 3 mudas de roupa e por vezes ele tinha que voltar com mais uma muda de um amiguinho. Em casa passou novamente a dormir com fralda e,mesmo assim, teve que se mudar a cama toda de manhã.
Veio a fase do "não", o normal era dizer "não" a tudo às vezes até dizia "não" às coisas que queria, quando percebia lá dizia que "sim".
Enquanto eu estive no hospital, por exemplo, nunca me deu um beijo,por muito que o pai insistisse (contra minha vontade) mas sabia dizer que "...a avó tem um doidoi e está doente...".
Quando saí do hospital e passei para uma casa de recuperação, com um quarto só para mim, não só dava beijinhos como falava comigo e pedia para vir para o meu colo.
Esta fase foi também aquela em que deixou de bater nos amiguinhos e só raramente fazia xixi sem pedir.
,Em vez de falar da "mana" passou a falar do "bebé" e, nos últimos tempos já diz que é o "mano" e até já sabe o nome e tudo. Quando lhe perguntamos onde está o mano, ele diz que foi com a mãe para o trabalho!
Quando vai brincar ou comer, traz sempre duas bolachas ou dois brinquedos porque é um para ele e outro para o mano. Faz festinhas e dá beijinhos na barriga. 

O Sapinho já fala muito melhor!!!!!

Nestes 6 meses, o Sapinho não só ficou a falar muito melhor como muito mais.
Ainda fala muito sapês, mas já fala muito mais português.
Os pais têm o cuidado de falar com ele em português correto, nada de palavras abebésadas. Mesmo quando ele diz qualquer coisa que nós não entendemos, respondemos alguma coisa tipo "claro|" ou "tens razão" ou alguma coisa do estilo mas desde os 2 anos que se pode ter uma conversa com ele.